top of page

“Café na Merenda, Saúde na Escola”: responsabilidade social na E. E. Bom Jesus



Uma parceria da ABIC (Associação Brasileira de Indústria do Café) com as empresas de café do Brasil, o projeto “Café na Merenda, Saúde na Escola”, foi lançado em 2007 e visa incluir o café na merenda escolar, a fim de proporcionar uma melhoria no aprendizado e no valor nutricional do lanche oferecido nas escolas beneficiadas. Além disso, o projeto objetiva contribuir no aspecto pedagógico, mostrando aos alunos a importância do café na história de nosso país.

O programa “Café na Merenda, Saúde na Escola” foi implantado na Escola Estadual Bom Jesus, em Uberlândia, por meio da Icatril (Indústria de Café do Triângulo LTDA). Com início em maio de 2007, o projeto já atendeu cerca de 5 mil crianças, do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental.

A estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto é de responsabilidade da ABIC e da Icatril: a ABIC fornece o material didático, informações de caráter médico-científico, além de filmes e sugestões de atividades recreativas. Já a Icatril, por meio da marca Café Cajubá, fornece os materiais necessários para a preparação do café, como equipamentos, pó, açúcar e canecas e o treinamento de cozinheiras. Além disso, a empresa também participa de atividades previstas em calendário escolar, como Dia das Mães e Dia dos Pais.

Durante os nove anos de existência, o projeto foi muito bem recebido e elogiado por alunos, pais e educadores da escola. Segundo a atual diretora, Juliana Simioni, a inclusão do café na merenda melhorou o rendimento dos alunos e “beneficiou aqueles que iam para a escola sem o café da manhã”, disse.


bottom of page