top of page

Pesquisas comprovam benefícios do café à saúde



Há cerca de 10 ou 15 anos, a visão dos pesquisadores em relação ao café mudou drasticamente: de vilão a protetor da saúde. Um dos grandes passos recentes para tal acontecimento foi a retirada do café da lista das bebidas possivelmente cancerígenas. Além disso, muitos estudos recentes comprovam os benefícios do café à saúde humana.

O mais recente dos estudos demonstra que houve uma redução de cerca de 10% na mortalidade por todas as causas e entre 12% e 20% de redução da mortalidade por doenças cardiovasculares entre os consumidores moderados de café, isto é, aqueles que consomem cerca de 500ml da bebida diariamente. Na Unidade de Pesquisa Café e Coração do Instituto do Coração (Incor), essas informações estão contribuindo para acabar com a máxima de que o paciente cardiopata não pode consumir café.

Mas não é apenas na área cardiovascular que podemos encontrar os benefícios do consumo da bebida: uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) evidencia que o consumo diário e moderado de café é benéfico ao cérebro e contribui com as atividades intelectuais e estado de humor. A cafeína também aumenta a atenção, a concentração e a memória. Além disso, outros estudos também têm associado o consumo de café a uma redução na incidência de Parkinson.

bottom of page