top of page

Borras de café são consideradas remédio contra a psoríase



Na Espanha, as borras de café já são um remédio reconhecido contra a psoríase. Quem descobriu os benefícios das borras de café para a doença foi Feliu Pont, dono dos “Cafes Pont”, em Barcelona.

Em 2005, Feliu foi diagnosticado com psoríase, inflamação na pele sem cura que provoca o mau funcionamento do sistema imunológico. Ele não se conformou com a doença e logo começou a pensar em formas de combatê-la. Então, decidiu aplicar borras de café nas manchas da psoríase, espalhadas por todo o corpo. O resultado foi surpreendente: numa das manchas foi colocada a pomada que o médico receitou e na outra, as borras. A primeira mancha não desapareceu, mas a segunda sim. Após esse experimento, Feliu passou a aplicar as borras nas manchas todos os dias e em um mês e meio elas desapareceram.

Curioso, recorreu a uma equipe de especialistas da Universidade Politécnica da Catalunha para descobrir a composição das borras de café, para então criar um remédio. Em seguida, a fim de comprovar a eficácia do produto, procurou uma consultora internacional que se dedica à avaliação clínica e eficácia de produtos cosméticos e farmacêuticos. Na primeira fase, a consultora testou o produto em 11 pessoas saudáveis e o resultado foi “uma boa compatibilidade cutânea”, sem qualquer tipo de reação alérgica. Posteriormente, o produto foi testado em 21 pessoas com diferentes graus de psoríase, durante 16 semanas. O produto revelou-se eficaz em reduzir a proliferação das manchas de psoríase, o seu grau de inflamação e a suavizar a sua textura.

Em 2015, Feliu patenteou o produto enquanto cosmético, e hoje, ele se encontra disponível em quase 300 farmácias catalãs, além de estar em fase de negociação de exportação para países como a Rússia, Coreia, Argentina e Polónia.

Especialistas da área afirmam estarem surpresos com a descoberta e alertam para a necessidade de mais estudos clínicos, mas admitem que, se comprovada, pode ser uma alternativa interessante e menos invasiva que o uso de medicamentos mais agressivos e caros.

Fonte: ABIC

bottom of page