top of page

Empresas compradoras de café criam manual de boas práticas



Com a finalidade de manter o café dentro dos parâmetros ambientais e respeitar as leis trabalhistas, as grandes empresas compradoras de café criaram uma lista de boas práticas para o agricultor.

Algumas das práticas recomendadas seguem o currículo de sustentabilidade do café, criado pela Plataforma Global do Café (PGC), uma associação de membros de toda a cadeia produtiva para melhorar a sustentabilidade da produção nacional e mundial. Dentre os procedimentos recomendados, está o uso correto dos depósitos de armazenamento de agrotóxicos e conservação das nascentes.

E a vantagem não é percebida apenas pelas grandes empresas, mas também pelos produtores, que recebem preços melhores pela saca do grão, caso sigam a cartilha. Além disso, o produtor corre menos risco de ser penalizado com multas e é beneficiado pela abertura de mercado, já que a procura por cafés produzidos com boas práticas cresce mais a cada dia.

Cerca de 1300 funcionários de cooperativas foram treinados e capacitados para repassar todas as informações aos produtores.

Fontes: ABIC | Canal Rural

bottom of page