Chega o inverno, com ele o frio e uma coisa é certa: a procura por alimentos quentes aumenta. No mercado isso é conhecido como sazonalidade e se engana quem pensa que ela é sempre positiva ou que acontece apenas por motivos climáticos.
A sazonalidade pode ocorrer por vários fatores, como o período de férias, datas comemorativas ou crises e eventos periódicos, como grandes festivais e campeonatos esportivos.
E ela nem sempre é positiva, visto que por um lado alguns setores são beneficiados pelo aumento na procura por seus produtos, mas outros passam por um período de redução nas vendas.
O café possui uma característica interessante nesse contexto. Por ser um produto que faz parte da cultura do nosso país, a sazonalidade não costuma ser negativa para o mercado.
Esteja em dias frios, quentes, em períodos festivos ou qualquer outra situação, o café é amplamente consumido. Isso faz o café ser um coringa para os negócios.
A sazonalidade pode ser vista como positiva para essa bebida. Por exemplo, durante o inverno a procura pelo café aumenta. Já em outras estações mais quentes, não há reduções significativas, pois ele faz parte do nosso cotidiano e também pode ser consumido gelado.
Para cafeterias, lanchonetes e restaurantes o café é indispensável. Ele proporciona um momento de lazer junto com outros serviços oferecidos pelo estabelecimento.
Já empresas de outras áreas podem apostar na bebida para criar um clima agradável para os clientes. Quem não acha bem melhor fechar negócios enquanto toma um bom café?
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