top of page

Como é o processo de torrefação e qual a melhor torra para o café?

Você já deve ter reparado que diferentes cafés possuem diferentes colorações. Alguns mais escuros e outros mais claros. Mas você sabe o motivo dessa diferença?


A torra é o processo de exposição dos grãos de cafés crus a altas temperaturas. É nela que ocorrem reações químicas para a formação de compostos que garantem à bebida o sabor que estamos acostumados.


Ela é responsável pela cor do café, mas não é só nisso que ela influencia. Aspectos da bebida como amargor, corpo e acidez também sofrem essa influência.


Para começar a entender a torra e poder escolher a que melhor satisfaz seu gosto vamos conhecer o processo de torrefação, que é dividido em três etapas.


O primeiro passo é desidratação e secagem, na qual os grãos ainda verdes vão perder a umidade e começar a adquirir a coloração amarelada.


Na segunda etapa ocorre a caramelização, em que as presenças de açúcar e óleos começam a ficar mais evidentes.


Semelhante ao processo de aquecer o açúcar até que ele se torne caramelo, o grão de café também passa por reações químicas que fazem sua cor ficar amarronzada.


Já a terceira etapa é a finalização, na qual os grãos são retirados do torrador e resfriados. Esse passo é determinante para se trabalhar a acidez do café, pois com a retirada mais tardia a acidez ficará menor.


Com as informações sobre as etapas de torrefação podemos entender que a torra muito clara não extrai as características fundamentais para ressaltar as qualidades do café. Já a torra muito longa pode queimar os grãos.


Agora que conhecemos o processo temos que saber as características de cada tipo de torra.


A torra clara proporciona uma bebida mais suave, com acidez acentuada e pouco amargor.




A torra média é um equilíbrio entre as características do café, mas com o corpo acentuado, o que garante um aspecto aveludado à bebida.




Já a torra escura possui baixa acidez e sabor mais amargo. Como os grãos ficam maior tempo sob altas temperaturas, os óleos são deslocados em maior quantidade para a superfície do café. Isso faz o pó ter um aspecto brilhante.




Agora você deve estar se perguntando qual é a torra ideal para o café, certo?


Isso depende de cada tipo de grão e suas origens, mas o que temos que ter em mente é que a melhor torra é a que extrai do café o que ele tem de melhor.


Quer saber mais sobre o mundo do café? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. E não se esqueça de visitar nossa loja on-line para conhecer nossa linha de cafés.


Vamos tomar um Cajubá?


@cafecajuba

bottom of page