top of page

Barista: a profissão responsável por extrair o melhor do café e proporcionar experiências únicas


Uma barista preparando café

O café é uma bebida que encanta em todos os seus processos. Desde o plantio até chegar às mesas dos consumidores, ele desperta sentimentos com suas nuances e aspectos sensoriais. Para isso, em toda cadeia de produção existem profissionais preparados para extrair o melhor do café e na ponta final estão os baristas.


Ele tem contato direto com os consumidores, é responsável por identificar suas expectativas e oferecer uma bebida com o máximo potencial para possibilitar experiências únicas.


A origem da profissão é antiga e na Itália, por volta dos anos 1920, o termo barista era utilizado para identificar profissionais que trabalhavam no atendimento a clientes em bares. Com o passar do tempo, o termo “barista” passou a ser usado exclusivamente para se referir a pessoas que trabalham com o preparo do café.


Mas é importante lembrar que a profissão não se resume ao preparo. O barista é um profundo conhecedor das características do café. Ele deve estudar sobre grãos, torrefação, moagem, métodos de preparo e apresentação.


Todo esse cuidado é fundamental para manter a qualidade da bebida, pois de nada adianta excelência nos processos anteriores, como cultivo e torrefação, se na hora do preparo o barista não extrair o melhor do café.


Confira mais sobre o universo do café em nossas redes sociais, no nosso canal no YouTube e participando do Clube do Café – Cajubá. Cadastre-se aqui.


Vamos tomar um Cajubá?

@cafecajuba


Telefone: (34) 3213-1082


bottom of page